quinta-feira, 16 de julho de 2009

Propaganda da Brahma com jogador Ronaldo é alvo de ação do MPF


FORA DO AR:

A Ambev e a África Publicidade são alvos de uma ação pública movida pelo MPF (Ministério Público Federal) em São José dos Campos, com pedido de condenação por danos morais coletivos. Tudo por conta do anúncio em que o jogador Ronaldo aparece como garoto-propaganda da marca Brahma.

De acordo com a ação, o comercial fere o Código de Autorregulamentação Publicitária ao desrespeitar o princípio da responsabilidade social, induzindo as pessoas ao consumo de bebida alcoólica. Na ação, pede-se que a indenização seja fixada em valor "condizente com o milionário volume financeiro envolvido".

A segunda colocada no mercado de cervejas Schincariol havia encaminhado uma denúncia junto ao Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), pedindo a suspensão do anúncio.

Segundo a concorrente, Ronaldo tem forte influência sobre o público infantil, o que deveria impedi-lo de aparecer em comercial de cerveja. Além disso, o vínculo do jogador de futebol, um esporte olímpico, com bebidas, se encaixaria em um tipo de associação condenada pelo Conar.
Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: