terça-feira, 25 de agosto de 2009
Blogs e patrocínios:
Hoje conversando com minha amiga Denise Scherer, “http://feliciascherer.blogspot.com/” falamos da possibilidade de construir um blog patrocinado, elaborar um projeto e executá-lo. Isso já me deixou pensando algumas coisas sobre o assunto.
Eu até pouco tempo trabalhava com jornalistas na Assembléia Legislativa, vi que muitos têm blogs patrocinados, outros não. Porém as opiniões que eles me davam eram era que uns eram a favor e outros contra, visto que este fato tirara liberdade ao jornalista ao publicar suas matérias.
Na minha condição de profissional de comunicação quero compartilhar o que eu acho e como vejo este fato:
Não vejo razão para me opor a artigos patrocinados por empresas ao se ter um blog patrocinado por alguma empresa. Na verdade não sei quem disse ou de onde saiu essa ideia de leitores não gostarem de anúncios publicados, sejam eles produtos, outros de serviços, e até mesmo os posts pagos.
Acredito sim que posts podem sim ser patrocinados, (O que não pode ser patrocinado é a opinião do editor).
Vejo isso como uma oportunidade inovadora para as empresas terem acesso por meio deste novo método referente a assuntos de uma marca ou não. Compreender como as diversas “tribos” entenda-se públicos percebem e compreendem sua comunicação, torna esta experiência muito interessante, pois percebe-se que esta é uma nova forma de medição de audiência e opinião totalmente diferente das pesquisas realizadas tradicionalmente.
Ao escrever um assunto patrocinado deve-se entender que a empresa não irá esperar necessariamente coisas positivas sobre a marca, ela também espera por críticas construtivas, e o editor ao mesmo tempo deve de simultâneamente prezar pelo seu bem mais precioso, falo da credibilidade construída pelos seus leitores.
Neste caso a posição do blogueiro deve ajudar a empresa a melhorar seu produto, serviço e o relacionamento da marca com seu público-alvo. A ideia e a de fazer com que a relação entre as partes, empresas, agências de comunicação, blogueiro e leitores seja mais transparentes.
Desta forma descrevo o posicionamento das partes:
A empresa: Imprescindível um excelente controle de posicionamento, tanto na qualidade de seus produtos e serviços além de excelentes canais de relacionamentos. Acredito que as empresas que atualmente se valem com inteligência a estratégia de colher opiniões reais e construtivas dos blogs e seus leitores, terão em mãos informações estratégicas que valerão ouro.
Agências de comunicação: estes profissionais devem estudar mais o potencial que um blog pode ter no sobre o relacionamento com seu público. E a melhor forma é conhecendo este canal de perto.
Editores dos Blogs: Além de pessoas normais são consumidores de produtos e serviços como todos. A diferença é que ao invés de comentar bem ou mal sobre determinada marca com nossos vizinhos no elevador, podemos “falar” para milhares de pessoas em um clique. Neste caso, aumenta a responsabilidade. E por isso, em se tratando do Post Patrocinado, o foco deve ser: ajude a empresa a melhorar seu produto ou serviço com uma opinião construtiva.
Leitores: o blog que lê periodicamente é escrito por uma pessoa como você, só que com conhecimento determinado sobre um tema. Se o editor do blog conseguiu construir a credibilidade dele, porque não ler a sua opinião sobre alguma marca, produto ou serviço? Isso pode e deve inclusive ajudar você a formar a sua opinião, ainda mais se participar com seus comentários e ajudando outras pessoas a tomar suas decisões. Afinal, a internet é efetivamente colaborativa.
Fica ai o parecer, aproveite a diversidade de perfis dos blogueiros participantes, seus conhecimentos e bom senso, para ajudar as empresas a melhorar seus produtos ou serviços, bem como divulgar eventos, lançamentos, etc, através da opinião sincera de cada um dos blogueiros participantes.
Blogs e de posts patrocinados são uma nova forma de se construir as marcas e obter informações valiosas e estratégicas. Basta saber usá-las.
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Um comentário:
MUITO BEM !!!!!!!!!!!!!!!!
Agora chega de dar dicas pros "concorrentes" , rsss...
bjs
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