terça-feira, 25 de agosto de 2009

Navegar na web já supera consumo de TV paga em 30%


Os últimos números divulgados pelo Ibope confirmam o peso cada vez maior da web no consumo de mídia no Brasil. Em julho, foram 36,4 milhoes de pessoas, com uma utilizaçao média de 48hs e 26min, considerando somente navegaçao (sem aplicativos, etc). Isso dá uma média diária de 1h 36min por usuário. A Anatel estima cerca de 6,7 milhoes de assinantes de TV paga no Brasil. Supondo uma audiência de 3 pessoas por assinatura, temos 20,1 milhoes de pessoas, consumindo cerca de 2hs 14min por dia, de acordo com publicaçoes especializadas (o cálculo do tempo de utilizaçao da TV por assinatura cobre apenas as maiores regioes metropolitanas, enquanto os números da web sao calculados com base em uma amostra nacional). 24/08 Marcelo Coutinho

Fazendo as contas do consumo total de horas (usuários vs tempo gasto), a navegaçao diária na web já supera o consumo de TV por assinatura em pelo menos 30%. E apresenta possibilidades muito mais ricas de interaçao com as marcas. Entretanto, quando analisamos o investimento publicitário até maio deste ano, segundo o projeto Intermeios, verificamos que o share destas mídias ainda está bem próximo (3,3% para TV por assinatura, 3,9% para web). 24/08 Marcelo Coutinho

Claramente o potencial da internet ainda é subestimado pelos anunciantes. Esses dados sao confirmados por outra pesquisa, da Accenture, que mostrou que entre 13 países pesquisados, o Brasil foi o que apresentou o maior crescimento entre 2008 e 2009 em relaçao ao número de pessoas que afirmaram consumir conteúdo televisivo em computadores (passamos de 58% para 92% dos entrevistados). A mesma tendência aparece no que se refere ao consumo de conteúdo em plataformas móveis. 24/08 Marcelo Coutinho

Como mencionou o diretor executivo da Time Warner Cable, citado na pesquisa da Accenture, "as pessoas, particularmente as mais jovens, estao dizendo 'tudo que eu preciso é uma conexao de alta velocidade. Nao preciso de vídeo'...". As métricas do mercado de internet sao infinitamente mais complexas que do mercado de audiência tradicional, por envolverem um nível de interaçao muito mais profundo. Trabalhar no desenvolvimento e divulgaçao destas métricas é a maneria mais efetiva para aumentar o share da web no bolo publicitário.

Por Marcelo Coutinho / www.bluebus.com.br

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