sábado, 19 de setembro de 2009

Seminário discutiu desdobramentos do Governo Militar



O Seminário 1964-2009: 45 ANOS DO GOLPE, promovido pelo Grupo de Pesquisa História da Mídia (GPHM), da Unipampa e pelo Instituto Presidente João Goulart (IPG), em São Borja, abriu nesta quinta-feira, 17, com a exibição do documentário "1964: 40 anos depois", extensivo do projeto de extensão Sessão Pipoquinha e que reúne quinzenalmente pessoas interessadas em cinema para sessões de filme e discussões temáticas. No auditório da Câmara de Vereadores de São Borja, cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento, que contou com mais de 70 delas inscritas antecipadamente, um público que correspondeu à expectativa dos organizadores, segundo a professora Mara Ribeiro, uma das integrantes do grupo de pesquisa.

A pluralidade temática que compôs a mesa foi destacada pelo professor Marcelo Rocha, mediador do debate, que contou ainda com a explanação da professora Cárlida Emerim, do Grupo de Pesquisa História da Mídia, sobre a produção televisual documental. O professor Ronaldo Colvero, da UNIPAMPA, traçou uma contextualização política e social do período do golpe e Christopher Goulart, do Instituto Presidente João Goulart (IPG), destacou o legado de João Goulart na atualidade e afirmou ser este um importante divisor de águas na república do Brasil.

Também prestigiaram o evento, professores da Universidade Federal do Pampa e Universidade Regional da Campanha, juntamente da Diretora da UNIPAMPA Campus São Borja, professora Denise Silva e do Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Farelo Almeida.

Nesta sexta, 18, às seis da tarde, o evento terá uma palestra reflexiva com a historiadora Jandira Lopes, que contempla os desdobramentos da política do período e o publicitário do IPG, João Alexandre Goulart, que discutirá a propaganda ideológica do regime militar.

Luana Raddatz para Assessoria de Comunicação
Luana Lobato Raddatz

Bolsista de Extensão
Voluntária na Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Pampa
Fone:+5196461712

Nenhum comentário: