quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O quanto as pessoas mudam as configurações?




Arquitetura da Informação:









A nova homepage do Facebook, mais uma vez, causou polêmica no fascinante-mundo-dos-arquitetos-de-informação-que-gostam-de-polêmicas. Uns odiaram, uns amaram.


Segundo Noel Franus, um dos Experience Directors daqui,



a homepage só tem um problema: assu


mir que os usuários querem mudar suas configurações o tempo todo.






Por um lado é verdade. Será que as pessoas gostam de ficar alterando configurações?



  • “Quero que histórias desse tipo apareçam mais vezes na home”

  • “Quero receber menos atualizações dessa pessoa”

  • “Quero que esse post seja público, quero que o post seguinte seja privado”

Será que as pessoas sequer mudam as configurações?


Conta Jared Spool em seu blog que uma vez ele e seu time fizeram um teste para entender o quanto as pessoas mudavam as configurações de um determinado software ou aplicativo.


Na época o Microsoft Word gravava todas as customizações que os usuários haviam feito no software em um arquivo chamadoconfig.ini, que ficava salvo no disco rígido do computador. Eles então pediram para que as pessoas localizassem o arquivo no disco rígido e o enviassem por email para eles. Depois de centenas de emails recebidos, eles criaram um robô que lia os arquivos e compilava os resultados em um relatório.


A surpresa: menos de 5% dos usuários haviam alterado alguma coisa nas configurações – uma opção sequer. Mais de 95% usavam o software do jeito que ele havia sido instalado.


Mesmo recursos simples, como a opção de salvar o arquivo automaticamente para evitar perdas (opção essa que precisava ser voluntariamente ativada nas configurações), nunca foram ativados. Mais de 95% das pessoas usavam o Word com a funcionalidade deautosave desativada.



"Para reflexão, amiguinhos."


Quando perguntados do porquê de não terem ativado o autosave, os usuários respondiam: “O software deve vir assim por algum motivo. A Microsoft deve saber o que está fazendo.”


Será?


Quando perguntaram à Microsoft se o autosave vinha desligado para otimizar a performance, descobriram que não era esse o motivo. Semanas depois foram constatar que ele vinha desligado simplesmente porque um programador decidiu que o arquivo config.inideveria vir com todas as configurações “zeradas”. E zero, no código binário, significa desativado.


O programador esperava que em algum ponto do desenvolvimento alguém falaria a ele quais features deveriam vir desligadas e quais deveriam vir ligadas. Mas isso nunca aconteceu.


Depois de analisarem a pesquisa novamente – mas dessa vez perguntando às pessoas qual sua profissão -, descobriram um fato interessante. O número de usuários que mudavam alguma configuração no aplicativo continuava abaixo dos 5% em qualquer uma das profissões, com exceção de duas: designers e programadores. Nesse caso, eles mudavam de 40% a 80% das configurações disponíveis no software.


Como diz Spool em seu blog:



“If you’re a programmer or designer, then you’re not like most people. Just because you change your settings in apps you use doesn’t mean that your users will, unless they are also programmers and designers.”


A próxima discussão? A nova “Timeline” do Facebook.



Ainda não usei muito e não consegui formar uma opinião a respeito. No entanto, logo de cara é possível perceber que eles capricharam no design e que conseguiram fazer uma interface realmente leve – que carrega o conteúdo progressivamente à medida em que você navega pela história da sua vida.




Como o Google afeta nossa memória?

Arquitetura da Informação:

Que o Google já virou um hábito em nossas vidas, isso a gente já sabe. A parte boa é que conseguimos acessar qualquer informação em poucos segundos. O problema é que ter as informações sempre disponíveis a um clique de distância acaba deixando nosso cérebro mais preguiçoso para algumas funções.


Confira no infográfico abaixo:


As 10 empresas com a melhor Customer Experience

O estudo faz parte do 2011 Global Customer Experience Management Survey e mostra quais são as empresas que proporcionam a melhor experiência para seus consumidores em qualquer um de seus pontos de contato entre consumidor e marca.

Segundo a pesquisa, uma boa percepção de marca depende diretamente da habilidade da marca em avaliar e entender o que as pessoas pensam e sentem sobre ela. Ainda segundo o estudo, empresas de tecnologia são as melhores na hora de entender esse sentimento.

O Top 10 segundo a pesquisa:

  1. Apple
  2. Amazon
  3. Zappos
  4. Starbucks
  5. Disney
  6. Tesco
  7. Virgin Atlantic
  8. Vodafone
  9. Nordstrom
  10. First Direct

Arquitetura da Informação: Profecia sobre padrões web em múltiplos devices

“O rompimento só vai acelerar. A quantidade e diversidade de devices conectados – muitos dos quais nós ainda nem imaginamos – vai explodir, assim como a quantidade e a diversidade de pessoas ao redor do mundo que os usam. Nossos padrões, fluxos e infraestrutura não irão aguentar. O crescimento atual do número de devices já está forçando os padrões ao limite. Eles não vão aguentar o que vem pela frente. Soluções proprietárias vão dominar no começo. Inovação sempre precede padronização. Os tecnólogos vão lutar por essas soluções inovadores antes de perceberem (de novo) que uma plataforma padronizada é necessária para manter a sanidade. O processo de padronização vai ser dolorosamente longo. Lutaremos (e depois chegaremos a um acordo) por padrões adequados.”

Maria-Layout e a caça pelos diretores de arte

Começa na semana que vem o Art Directors Club NY da Panamericana Escola de Arte e Design.

E para promover o evento, a agência AlmapBBDO fez uma campanha inusitada: criou a Maria-Layout. É uma piriguete fina e cheia de classe cuja principal paixão são os diretores de arte. Diferente de outros tipos de “marias”, como a Maria-Chuteira e a Maria-Gasolina, Renata, a nossa Maria-Layout, busca a beleza, o estilo, o glamour e o bom-gosto dos diretores de arte. O filme mostra de forma bem-humorada o deslumbre que há ao redor de alguns publicitários.

E você? Conhece alguma Maria-Layout?

Design: A nova embalagem de Diet Coke



A Turner Duckworth dá sequência ao seu premiado trabalho para a Coca-Colavencedor do GP de Design em Cannes Lions 2008 – apresentando a nova embalagem de Diet Coke.

É basicamente um recorte de parte do logo aplicado nas latas, garrafas e caixas do refrigerante. Com receio de que os consumidores possam não iden

tificar a marca – o que me parece impossível – o logo aparece também completo em menor tamanho.



Google Maps agora com previsão do tempo

A garota do vídeo abaixo explica melhor, mas basicamente não tem muito o que entender: Agora você pode ver a previsão do tempo no Google Maps, para ajudar a planejar uma rota de viagem.

Basta selecionar a opção de “weather” no box lateral direito. Tão simples que eu pergunto: Como o Google Maps já não tinha isso antes?


Social Media: YouTube introduz ajustes e filtros para edição de vídeo



Nada que vá torná-lo o mestre da edição ou acabar com as horas de renderização em um software profissional, mas o YouTube quer ajudar os usuários a darem aquele tapinha em seus vídeos.

Ao fazer um upload, agora aparece a opção “Edite vídeo”, permitindo pequenos ajustes como correção de cor, contraste e até estabilização de gravação tremida, como também alguns filtros à lá Instagram. Tudo com apenas um clique.

Caso não goste do resultado, é possível voltar para o vídeo original a qualquer momento ou utilizar a opção “Salvar como…”pra ter outras versões guardadas.

A Banda Mais Bonita da Cidade lança clipe em 3D patrocinado pela LG


A Banda Mais Bonita da Cidade fez sucesso com o clipe de “Oração” e ficou semanas grudada na sua cabeça.

Com quase 8 milhões de views no YouTube, a iniciativa já rendeu o primeiro patrocínio da banda. A LG bancou o novo clipe, para a música “A Balada da Contramão”, totalmente filmado em 3D com o novo smartphone LG Optimus 3D.

Diz a LG que o Optimus é “o primeiro smartphone do mundo com tecnologia 3D sem necessidade de óculos”, mas para ver o clipe você vai precisar de um, ou então pode desligar a opção 3D diretamente no player do YouTube.

A criação é da AG2 Publicis

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quem é "El Tano Pasman"

Vou contar um pouco sobre quem é o Tano Pasman.
Ele é um Argentino fanático pelo seu time de futebol na Argentina, o River Plate.
Este vídeo mostra seu time caindo para a segunda divisão.

As imagens falam por si só. Muito engraçado!!



Depois deste episódio o cara virou famoso na Argentina e mundo a fora.

Fizeram várias versões sobre este vídeo...aqui posto algumas

El Tano Pasman mira videojuegos



Aprendendo espanhol com um Passat 2012


Na campanha para o Passat 2012, a Volkswagen fala de economia de combustível. Um carro movido a diesel, capaz de rodar até 1300 km por tanque, segundo a montadora.

No comercial road movie, o motorista esquece em casa suas músicas, tendo no carro apenas um CD de aula de espanhol. Contando assim pode ser previsível, mas eu fui pego pela gracinha.

Pegadinha da Carlsberg: 148 mal-encarados em uma sala de cinema, apenas dois lugares sobrando


Você chega no cinema e se depara com uma sala lotada de motoqueiros mal-encarados. Apenas dois lugares estão sobrando.

Muitos vão embora – tem até um cara que fica com mais medo que a namorada, e praticamente se esconde atrás dela – mas para aqueles que enfrentam a situação, existe um prêmio.

A pegadinha no cinema, realizada em Bruxelas pela Carlsberg, está sendo comparada com aquela vencedora da Heineken . Mas não tem nada a ver o c… com as calças. A proposta é outra, certamente não tão brilhante, mas ainda assim bem divertida.

A criação é da Duval Guillaume Modem.