terça-feira, 8 de maio de 2012

Boxfish: O Google da televisão



Fazer busca na internet é moleza, e você só lembra de uma coisa: Google. Mas e se você tiver que fazer uma busca na televisão?

Talvez pense em recorrer aos velhos guias de programação, almanaques da TV (ainda existe isso?) ou naqueles mosaicos na própria tela, mas nada vai funcionar como o que promete o Boxfish.

O que essa ferramenta de busca faz é indexar toda a informação capturada do closed-caption, mostrando os resultados – em tempo real – como se fosse uma interface de Twitter.

Não serve apenas para pesquisar por títulos ou temas em busca do que assistir na TV, mas também para mensurar buzz, por exemplo. É comum medir repercussão na internet através de trending topics nas mídias sociais, e com o Boxfish dá para fazer o mesmo com o que está sendo dito nos programas de TV, incluindo quantidade de menções e sentimento geral.

O http://beta.boxfish.com/ promete uma versão live em breve. Você define uma palavra-chave, e acompanha o grid que informará quando ela for mencionada. Por enquanto só funciona em emissoras dos Estados Unidos, mas não deve demorar para aparecer em outros países.



[update] Para ser ainda melhor, o Boxfish promete um app que deve funcionar a reinvenção do controle remoto. O lançamento está previsto para o fim de maio.


Nenhum comentário: